quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como Preparar Aulas


Queridos professores, nesse texto queremos ajudá-los de alguma forma na preparação de suas aulas da Escola Dominical, pois sabemos que algumas igrejas dispõem de poucos recursos tanto na preparação dos que ensinam as crianças quanto no material a ser utilizados nesse ensino, e há também casos em que se dispõe de tantos recursos que geram muitas dúvidas na hora de preparar uma aula para as crianças. 

A primeira coisa que queremos destacar aqui é que sua ênfase deve está no ensino da própria Escritura, para a preparação de uma aula bíblica para as crianças, você poderá usar sua bíblia para o seu próprio crescimento no conhecimento da Palavra do Senhor, e se for possível tenha em mãos uma outra em linguagem mais simples, procure entender bem os significados das palavras, para transformá-las na linguagem das crianças sem modificar o seu sentido.

Você pode dizer a mesma coisa com palavras diferentes, ou sinônimas, como por exemplo, “sábio e inteligente; justo e íntegro; ímpios, pecadores e escarnecedores; oração, súplica e ações de graças; salmos, hinos e cânticos; alma e espírito”, etc. Os hebreus faziam muito bem isso, sendo assim uma das principais características da poesia hebraica. O salmo 119 é um exemplo muito amplo e claro disso, nele o salmista destaca de várias formas e com várias palavras “A lei do Senhor”, ele fala, dos preceitos, estatutos, testemunhos, mandamentos, caminhos, veredas, etc.

Em seguida faça um resumo do que você estudou, assim você terá em mente o que pode destacar na hora da aula. O resumo deve ser pequeno e funcionará como um esboço ou guia da lição, pois, durante o ensino você sempre lembrará detalhes do que estudou, e se você fizer um esboço muito grande não dará tempo de apresentá-lo aos seus alunos, assim sendo, é melhor dividir bem o tempo da lição ou até mesmo a lição em partes para serem mais bem trabalhadas. Muitas “Bíblias Infantis” apresentam resumos bem úteis nesse sentido.

Um exemplo interessante sobre essa questão é “O Relato da Criação” Gn 1 – 2, você pode fazer um resumo incluído todos os dia da criação em uma só lição, e no final fazer uma atividades incluindo todas as coisas da natureza juntas, ou trabalhar cada dia da criação separadamente, com as atividades específicas para cada dia.

Lembre-se também, uma coisa importante sobre as crianças, é a capacidade de distração que elas têm, algumas pessoas afirmam que você consegue prender a atenção dos pequeninos por mais ou menos 5 a 10 minutos, se assim for dê ênfase e use maior parte do tempo para ensinar o texto bíblico, não comece com longas introduções, com brincadeirinhas que começará agitar o ambiente, ou com ilustrações e outras historinhas morais, mas comece com o Texto Bíblico, as ilustrações ou historinhas morais tem seu valor e utilidades, mas não substitui as Escrituras, e podem ser usadas na aplicação de alguns assuntos ou necessidades e momentos específicos, mas sempre o exemplo e ensino bíblicos devem vir antes, as outras coisas e atividades ficam para o final da lição.

Leia o livro de Provérbio de Salomão lá você encontrará textos que podem ser usados nos mais variados momentos e necessidades, pois ele trata de uma infinidade de assuntos, você pode ainda usar os exemplos dos servos de Deus do passado na hora de corrigir algum problema: Abel, Noé, Jó, Abraão, José, Davi, Daniel e seus amigos, Jonas, Paulo, etc.. são tantos os exemplos que a carta aos Hebreus descreve como sendo “uma nuvem de testemunhas”(Hb 12.1), esses servos do Senhor passaram por diversas circunstâncias que podem servir de lições para várias ocasiões da vida.

Outro detalhe importante sobre as crianças é o fato de aprenderem muito com o exemplo do coleguinha, se você prestar bem atenção vai perceber que eles sempre estão olhando o que o outro está fazendo durante a lição, e as vezes eles dão até dicas de que estão olhando mais para o coleguinha do que para você: “ – Olhe, professora! o que zezinho está fazendo, olhe para ele..” dizem apontando em direção ao outro. Assim se o exemplo do coleguinha for bom ou mal, os outros certamente vão copiá-los, elogie e mostre sempre os bons exemplos assim você os motiva a segui-los. O próprio apóstolo Paulo diz algo semelhante: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.”(Fp 3.17)  e ele ainda destacou que o exemplo de humildade de Jesus deve ser seguido.(Fp 2.5-8)

Você pode amenizar ou diminuir essas distrações usando expressões do tipo: “meus amores, meus amiguinhos, meus queridinhos alunos”, e essas palavras devem refletir os seus sentimentos por ele. Essa forma de tratá-los, além de ganhar a atenção deles, você ganhará o carinho e respeito dos pequeninos do Senhor que irá permanecer em seus corações por toda vida. Outra forma de prender a atenção e não deixar a aula tão cansativa para eles, é prolongar de forma suave, as últimas sílabas de algumas palavras que você quer destacar, dando assim, ênfase aquele detalhe da lição, como por exemplo: “e ele foiiiiiii... assim ele caiiuuuuu... no abismo sem fim.

É importante também alternar o tom e o ritmo da voz, as vezes falar baixinho chamará mais a atenção das crianças do que falar alto, o gritar agita ainda mais o ambiente e tira o poder do próprio grito, nem sempre você alcançará o seu objetivo que é comunicar, gritando... Quando você alterna o tom da sua voz, mantém atenção sobre você, e quase sempre quando você diminuir o tom da voz forçará os ouvintes a fazer mais silêncio para lhe ouvir, além de criar um ambiente mais tranqüilo e silencioso que denunciará qualquer movimento ou barulho estranho. Isto também, contribuirá em manter a ordem da sala e o desenvolvimento da aula, e se você precisar falar alto terá melhor efeito do que ir aumentando o tom da sua voz juntamente com o das crianças para falar mais alto do que elas parecendo mais uma disputa de quem fala mais alto, e como elas também estão todas falando ao mesmo tempo dificilmente lhe ouvirá, em alguns caso é melhor fazer o antigo e tão conhecido som “psiiuuuuuu” com o dedo à frente da boca para que possa visualizar bem o que você quer dizer com aquele “psiiuuuuuu”, e em seguida faça você mesmo um pequeno momento de silêncio olhando bem pra eles, isso sempre ajudou muito. É só deixar claro para as crianças que “há tempo pra tudo debaixo do sol, tempo de estar calado e tempo de falar e até tempo de saltar de alegria”(Ec 3.4,7), assim também tem hora para conversar, cantar, correr e fazer várias outras atividades, e tem a hora de fazer silêncio e ouvir a lição da Palavra de Deus.


As atividades relacionadas à lição podem ser: Desenhos, tarefinhas sobre o assunto, trabalhos de colagem de figuras no papel ou montagens do tipo origamis, perguntas e respostas, ou outras dinâmicas e brincadeirinhas moderadas. É importante ainda você ensinar um corinho sobre o assunto, existem vários, e nesse caso é um recurso quase que indispensável para fixar o ensino. E também não esqueça o fundamental, o versículo para decorar.

Sabemos que é muita coisa para um só dia, por isso prepares bem as aulinhas, e seja fiel e dedicado no ensino da Palavra do nosso bondoso Deus, "sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão."(1Co 15.58) Nesse espaço pretendemos ajudá-lo no preparo de suas atividades dominicais, conte conosco amados professores, Abraços!!

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